13ª Conferência de Implementadores do OpenMRS Realizada com Sucesso em Moçambique, organizada pela Jembi/UEM-Moasis

13ª Conferência de Implementadores do OpenMRS Realizada com Sucesso em Moçambique,
organizada pela Jembi/UEM-Moasis

A Jembi/UEM-Moasis, em colaboração com os líderes da Comunidade OpenMRS, organizou a 13ª Conferência de Implementadores em Maputo, que contou com mais de 200 participantes internacionais de quatro continentes e 32 países. O OpenMRS é o sistema de registros médicos de código aberto mais difundido e usado em centros públicos de saúde e hospitais em todo o mundo, com mais de 4.000 instalações e está presente em Moçambique desde 2008, cobrindo actualmente 44% das unidades sanitárias do Sistema Nacional de Saúde.


Maputo, Moçambique – Janeiro de 2020
Moçambique foi o palco da 13ª edição da
Conferência dos Implementadores do OpenMRS,
de 2 a 6 de dezembro de 2019, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, sob o lema “Harmonizando e Fortalecendo o Ecossistema OpenMRS”. Este ano, os membros da comunidade se reuniram na capital moçambicana para compartilhar e demonstrar como as diferentes implementações do OpenMRS podem ser aproveitadas para produzir um ecossistema OpenMRS mais forte e sustentável. A conferência também se concentrou na consolidação de várias iniciativas da comunidade OpenMRS, como desenvolvimento de Microfront end, suporte da comunidade e integração do OpenMRS com outros sistemas.
A cerimónia de abertura foi co-presidida pela Dra. Sãozinha Agostinho, Directora de Planificação e Cooperação em representação do Ministério da Saúde (MISAU) e pelo magnífico Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Doutor Orlando Quilambo. Faziam igualmente parte do presídio o Dr. Alessandro Campione, Director de Programa da Jembi/UEM-mOASIS e o Dr. Paul Biondich, Director Executivo do OpenMRS.Durante o discurso de abertura, a Directora de Planificação e Coperação do MISAU apelou à profunda entrega de todos durante a conferência e à implementação da “Academia OpenMRS” em Moçambique.
A conferência foi facilitada pela Sra. Jennifer Antilla, Directora da Comunidade OpenMRS, com o apoio de outros
líderes e especialistas do OpenMRS, por meio de sessões de conferência unconferencing conforme a tradição do
OpenMRS, em que os participantes escolhem os temas que gostariam de discutir em sessões paralelas e mostram diferentes técnicas e softwares que estão sendo implementados, compartilhando assim variadas experiências, desafios e sucessos no uso do OpenMRS em diferentes países.
A Jembi/UEM-MOASIS, – co-organizadora do evento, – através da sua equipe, não somente organizou integralmente o evento em Moçambique como também patrocinou financeiramente, tendo trazido pessoal especializado para apoiar todas sessões, incluído as sessões de Hackathon. A equipe de Moçambique mostrou as diferentes implementações e partilhou a experiência no uso do OpenMRS tendo sido feitas visitas às Unidades Sanitárias na Cidade e Província de Maputo onde o OpenMRS está a ser implementado. De forma geral, todos os participantes foram unânimes na avaliação positiva da organização do evento. Como considerações finais o Director Executivo do OpenMRS enfatizou a acção estratégica de gestão de conhecimento e sugeriu que o MISAU e os parceiros implementadores assumissem o sistema com responsabilidade.

 

“O projecto em referência tornou-se possível graças a uma parceria entre Moçambique e o povo americano através do
financiamento do PEPFAR – CDC”.

________________________

OpenMRS é uma plataforma de software e um aplicativo de referência que permite o desenho de um sistema de registos médicos personalizados sem conhecimento de programação (embora o conhecimento médico e de análise de sistemas seja necessário). Trata-se de uma plataforma comum sobre a qual os esforços de informática médica nos países em desenvolvimento podem ser construídos. O sistema é baseado numa estrutura de Base de Dados conceitual que não depende dos tipos reais de informações médicas que devem ser colectadas ou de formulários de colecta de dados específicos e, portanto, podem ser personalizados para diferentes usos. A comunidade OpenMRS é uma rede mundial de voluntários de diversas origens, incluindo tecnologia, assistência médica e desenvolvimento internacional.
No comments yet.

Deixe uma resposta