13ª Conferência de Implementadores do OpenMRS Realizada com Sucesso em Moçambique,
organizada pela Jembi/UEM-Moasis
A Jembi/UEM-Moasis, em colaboração com os líderes da Comunidade OpenMRS, organizou a 13ª Conferência de Implementadores em Maputo, que contou com mais de 200 participantes internacionais de quatro continentes e 32 países. O OpenMRS é o sistema de registros médicos de código aberto mais difundido e usado em centros públicos de saúde e hospitais em todo o mundo, com mais de 4.000 instalações e está presente em Moçambique desde 2008, cobrindo actualmente 44% das unidades sanitárias do Sistema Nacional de Saúde.
Maputo, Moçambique – Janeiro de 2020 –
Moçambique foi o palco da 13ª edição da
Conferência dos Implementadores do OpenMRS,
de 2 a 6 de dezembro de 2019, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, sob o lema “Harmonizando e Fortalecendo o Ecossistema OpenMRS”. Este ano, os membros da comunidade se reuniram na capital moçambicana para compartilhar e demonstrar como as diferentes implementações do OpenMRS podem ser aproveitadas para produzir um ecossistema OpenMRS mais forte e sustentável. A conferência também se concentrou na consolidação de várias iniciativas da comunidade OpenMRS, como desenvolvimento de Microfront end, suporte da comunidade e integração do OpenMRS com outros sistemas.
A cerimónia de abertura foi co-presidida pela Dra. Sãozinha Agostinho, Directora de Planificação e Cooperação em representação do Ministério da Saúde (MISAU) e pelo magnífico Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Doutor Orlando Quilambo. Faziam igualmente parte do presídio o Dr. Alessandro Campione, Director de Programa da Jembi/UEM-mOASIS e o Dr. Paul Biondich, Director Executivo do OpenMRS.Durante o discurso de abertura, a Directora de Planificação e Coperação do MISAU apelou à profunda entrega de todos durante a conferência e à implementação da “Academia OpenMRS” em Moçambique.
A conferência foi facilitada pela Sra. Jennifer Antilla, Directora da Comunidade OpenMRS, com o apoio de outros
líderes e especialistas do OpenMRS, por meio de sessões de conferência unconferencing conforme a tradição do
OpenMRS, em que os participantes escolhem os temas que gostariam de discutir em sessões paralelas e mostram diferentes técnicas e softwares que estão sendo implementados, compartilhando assim variadas experiências, desafios e sucessos no uso do OpenMRS em diferentes países.
A Jembi/UEM-MOASIS, – co-organizadora do evento, – através da sua equipe, não somente organizou integralmente o evento em Moçambique como também patrocinou financeiramente, tendo trazido pessoal especializado para apoiar todas sessões, incluído as sessões de Hackathon. A equipe de Moçambique mostrou as diferentes implementações e partilhou a experiência no uso do OpenMRS tendo sido feitas visitas às Unidades Sanitárias na Cidade e Província de Maputo onde o OpenMRS está a ser implementado. De forma geral, todos os participantes foram unânimes na avaliação positiva da organização do evento. Como considerações finais o Director Executivo do OpenMRS enfatizou a acção estratégica de gestão de conhecimento e sugeriu que o MISAU e os parceiros implementadores assumissem o sistema com responsabilidade.
“O projecto em referência tornou-se possível graças a uma parceria entre Moçambique e o povo americano através do
financiamento do PEPFAR – CDC”.
________________________