A JEMBI-MOASIS participa no Forum das ONGs organizado pela Direcção de Saúde da Cidade de Maputo!

Como ONG profundamente envolvida no sector da saúde através de vários projectos na área de sistemas de informação para saúde na cidade de Maputo, a Jembi-MOASIS foi convidada pela Direcção de Saúde da Cidade de Maputo para participar no fórum das ONGs com intervenções na área da saúde ao nível da Cidade de Maputo.

Maputo, Mozambique – 23 April 2015 – A Direcção de Saúde da Cidade de Maputo (DSCM), a entidade responsável pela coordenação das ONGs com intervenções na área da saúde ao nível da Cidade de Maputo, organizou um fórum para para organizações não- governamentais estrangeiras e nacionais, assim como associações que apoiam os programas de saúde do governo. A DSCM tem Memorandum de Entendimento com 26 ONGs estrangeiras, incluindo a Jembi Health Systems, a Clinton Health Access Initiative, Médecins Sans Frontières, VSO (Voluntary Service Overseas) and others; 6 ONGs nacionais como a Nweti e outras; 49 associações que apoiam programas de saúde, incluindo sáude materna e neonatal, malária, HIV e Tuberculose em Maputo.

Dual

O forum serviu os propósitos seguintes: apresentar as actividades de saúde que contam com o apoio das ONGs; informar os participantes sobre novos procedimentos e regras de registo, recrutamento, orçamentais, licenças e de apresentação de relatórios para trabalhar ao nível da cidade de Maputo; providenciar um espaço de diálogo entre ONGs e o sector público para garantir que qualquer intervenção no sector da saúde esteja harmonizado com a agenda prioridades, planos e estratégias da DSCM.

A DSCM realçou a necessidade de apoio para o seu plano nas seguintes áreas: 1) reduzir a mortalidade materna e neonatal; redução do flagelo da malária, HIV e tuberculose; 2) infraestrutura, recursos humanos, financiamento e governação. No final da cerimônia, a VSO foi votada ponto focal para as ONGs estrangeiras que operam em Maputo, função que irá exercer durante os próximos 2 anos.

###

 

No comments yet.

Deixe uma resposta