A Jembi/UEM-mOASIS Apoia a Capacitação de Mais 25 Técnicos de Estatística Sanitária em Maputo

A Jembi/UEM-mOASIS Apoia a Capacitação de Mais 25 Técnicos de Estatística Sanitária em
Maputo

A Jembi/UEM-Moasis participou na cerimónia de encerramento do Curso Médio de Técnicos de Estatística Sanitária que decorreu no Centro Regional de Desenvolvimento Sanitário através do Instituto Médio Politécnico de Saúde (CRDS-Maputo), onde foram graduados 25 técnicos.


Maputo, Moçambique – Janeiro de 2020 – 25 novos técnicos concluíram a 20 de Dezembro de 2019 a graduação em estatística sanitária depois de 21 meses lectivos num curso patrocinado pela Jembi Health Systems (JEMBI) e UEM através de fundos do PEPFARCDC disponibilizados no âmbito do projeto que a UEM/mOASIS vinham executando com a Direcção do Centro Regional para o Desenvolvimento Sanitário (CRDS-Maputo). A cerimónia de graduação teve lugar nas instalações do CRDS na Cidade de Maputo e foi presidida pela Directora do CRDS, Dra. Maria Manuela Rico, o representante da Direcção de Formação dos Profissionais de Saúde, do MISAU Dr. Francisco Langa, pela Directora Pedagógica do CRDS-Maputo Dra. Extra Chadreque e pelo Coordenador Geral da Jembi Moçambique Dr. António Sitói.

No seu discurso a Directora do CRDS endereçou um agradecimento muito especial à JEMBI, como sendo um organismo internacional que não poupou esforços para que o primeiro curso de técnicos de estatística e este que agora termina tivessem lugar e se beneficiassem de financiamento constante até garantir a conclusão e graduação de 25 profissionais referenciando em particular a possibilidade de realização de estágios de campo em unidades sanitárias com  perfil epidemiológico diferenciado (urbano e rural), dando-lhes assim uma visão mais próxima da realidade nestes dois campos.
O Sector Público de Saúde carece deste tipo de quadros, munidos de competências essenciais e é por isso que o apoio prestado pela Jembi UEM/mOASIS com recurso a fundos do PEPFAR-CDC faz parte de um extenso programa de capacitação destinado a transferir conhecimentos e habilidades para os quadros do Sistema Nacional de Saúde (SNS). Com efeito, desde 2009, a Jembi formou 2,632 quadros do SNS.
Depois de proferidos os discursos, foi apresentado o relatório pedagógico sobre os finalistas seguido da entrega dos diplomas aos recém-graduados tendo estes proferido o respectivo juramento. A terminar a cerimónia do encerramento foram premiados os melhores classificados e o melhor comportado que receberam lembranças e reconhecimento especial.

“O projecto em referência tornou-se possível graças a uma parceria entre Moçambique e o povo americano através do financiamento do PEPFAR – CDC”

 

No comments yet.

Deixe uma resposta