A Jembi/UEM-Moasis realiza Formação Virtual de 9 Agentes de Help Desk cumprindo com as medidas de prevenção do COVID-19
Embora o país em estado de Emergência, a Jembi/UEM-Moasis continua em produção, cumprindo com as actividades previstas nos seus planos de trabalho e garantindo o bem-estar dos seus funcionários no desempenho das suas tarefas rotineiras obedecendo os padrões estabelecidos de medidas de prevenção do COVID-19. Neste sentido, a Jembi/UEM-Moasis prestou apoio os parceiros de implementação do PEPFAR, nomeadamente o JHPIEGO e o APHL na formação de Agentes de Help Desk.
Maputo, Moçambique – Abril de 2020 – No âmbito do processo de uniformização do serviço de Help Desk(HD) de sistemas de informação para saúde (SIS) apoiados pelo PEPFAR como canal único de comunicação entre os parceiros e conforme o previsto no plano de trabalho da Jembi/UEM-MOASIS, foi realizada a formação a partir dos escritórios da Jembi/UEM-MOASIS em Maputo, no dia 30 de Março de 2020, em modo remoto com recurso a uma ferramenta Google. A formação foi ministrada em dois turnos, com 2h para cada parceiro e contou com a presença de seis elementos provenientes do JHPIEGO, e três do APHL separadamente. A equipa de formadores da Jembi/UEM-Moasis, composta por 4 formadores esteve concentrada numa única sala e conectada a partir de um ponto único com os formandos.
Esta formação tinha como principal objectivo a capacitação de novos agentes de Help Desk do APHL e JHPIEGO sobre o uso das funcionalidades do Help Desk do PEPFAR. Enquanto o formador fazia a demonstração online os formandos seguiam, praticavam e testavam passo a passo todo o ciclo de gestão de um Ticket desde o uso do portal de reporte dos incidentes ou problemas, usado pelos utilizadores de SIS até ao fecho de tickets no ambiente de gestão de tickets usado pelos Agentes de Help Desk.
Os participantes foram unânimes em expressar a sua satisfação com o conteúdo e metodologia da formação, realçando que as suas expectativas foram alcançadas ao ponto de sentirem-se capacitados e prontos para a operacionalização da integração do serviço de HD dos sistemas DISA, Disa-link, Dreams¸ PiSaude no Help Desk do PEPFAR. E a Jembi/UEM-Moasis reiterou a sua disponibilidade para dar o suporte sempre que for necessário.