Instalações de iDART realizadas com sucesso nas Unidades Sanitárias da Província de Gaza pela Jembi/UEM-mOASIS com apoio da EGPAF

Instalações de iDART realizadas com sucesso nas Unidades Sanitárias da Província de Gaza pela Jembi/UEM-mOASIS com apoio da EGPAF

A equipa multidisciplinar do departamento de Infra-estrutura da Jembi/UEM-mOASIS desloca-se à Província de Gaza no âmbito da instalação da infra-estrutura física e de dados do iDART, em 11 Unidades Sanitárias localizadas em 6 distritos da Província, com apoio da EGPAF.


Figura 1 Técnico da Jembi instalando infraestrutura elétrica para o iDART

Maputo, Moçambique – Maio de 2020 – No dia 23 de Março de 2020, uma equipa multidisciplinar, do departamento de infra-estrutura da Jembi/UEM-mOASIS, deslocou-se à província de Gaza, no âmbito da instalação do iDART nas seguintes Unidades Sanitárias, e respectivos distritos: CS Chaimite, CS Malehice (distrito de Chibuto); CS Chidenguele (distrito de Manjacaze); CS Chissano, CS Július Nyerere, CS Chipenhe (distrito de Limpopo); CS Praia de Bilene, CS Incaia (distrito de Bilene);
CS Javanhane(distrito de Guijá); CS Hokwe, CS Manjangue (distrito de Chokwe).

As actividades realizadas nas 11 US com o apoio financeiro do PEPFAR/CDC tiveram um período de duração de 27 dias úteis, onde foram feitas visitas de reconhecimento e avaliação e de seguida as respectivas instalações.
O iDART é uma solução de software para dispensa de medicamentos Antirretrovirais (ARV) em uso nas US do SNS. Presta apoio aos técnicos de farmácia para uma dispensa mais rápida e eficaz, reduzindo o tempo de espera do paciente, e facilita a gestão de stocks de ARV por US e permite ainda a impressão de relatórios diversos para melhor gestão do stock e de seguimento de pacientes.
A equipa que se deslocou a Gaza foi composta por: um técnico de rede, um técnico de Electricidade e um motorista. E contou com o apoio da EGPAF em termos de comunicação e apresentação às autoridades locais, acesso às USs, transporte de equipamentos, tendo garantido que o trabalho acontecesse de forma contínua e sem problemas. Tendo em conta a actual situação em que o país e o mundo se encontram face a pandemia da COVID-19, a equipa da Jembi obedeceu às regras de distanciamento interpessoal e medidas de prevenção decretadas pelo Governo de Moçambique, sendo a Jembi considerada como uma organização que presta serviços essenciais ao sistema nacional
de saúde.
O plano de trabalho contemplava 2 fases, sendo que a primeira fase tinha como objectivo fazer instalação de rede física, que comunica a Farmácia e o departamento de Digitação, adicionar tomadas eléctricas, fazer teste eléctricos dos níveis de tensão bem como testes de conectividade da rede de dados depois de concluída cada instalação nas 11 US; a segunda fase consistia na configuração e instalação do equipamento, mas devido aos últimos acontecimentos no pais relativamente à pandemia do COVID-19, esta fase foi adiada por um período a ser determinado.

“Este projecto foi possível graças a uma parceria entre Moçambique e o povo Americano através do financiamento do PEPFAR – CDC através do CoAg Nr. – GH001308-04”