AComo parte da sua missão de desenvolver capacidades locais em sistemas de informação de saúde, a equipe da Jembi-Moasis realizou formação e matéria de CID-10 para profissionais de saúde e estatísticas do Ministério da Saúde e começou continuou on-the-job training para o pessoal do DIS em análise de dados de mortalidade usando banco de dados SIS-ROH.
Maputo, Moçambique – Março de 2015 – A Dra. Roberta Pastore (especialista em sistemas de informação para saúde), facilitou uma formação em Classificação Internacional de Doenças, 10ª revisão (CID-10), que visa reforçar a capacidade local para a análise e interpretação dos dados de mortalidade retirados do SIS-ROH. A sessão de treinamento ocorreu no Ministério da Saúde de Moçambique e contou com 16 participantes, entre profissionais de saúde e estatísticas técnicos do Ministério da Saúde, e funcionários da Jembi Moasis.
Durante a formação, foram apresentados aspectos importantes nesta matéria, tais como: a introdução da classificação e códigos CID-10, a sua utilização no sector da saúde e estatísticas vitais, bem como o uso dos manuais CID-10, as regras para a seleção da causa básica de morte, orientação sobre a codificação para os casos de mortalidade específica, e controle de qualidade de dados usando exemplos reais de problemas de qualidade de dados na base de dados do SIS-ROH.
De seguida a formação em CID-10, a Jembi-MOASIScomeçou iniciou um processo continuo de on-the-jobtraining para o pessoal do DIS no MISAU em análise de base de dados SIS-ROH com o objectivo de construir a plena capacidade de elaborar e interpretar as estatísticas nacionais sobre as causas de morte.
“O projecto SIS-MA foi tornado possível graças a uma parceria entre Moçambique e o povo americano através de financiamento PEPFAR – CDC.”