O Director Executivo da Jembi-MOASIS, Prof. Chris Seebregts, participou na reunião do grupo de peritos da terceira conferência de Ministros Africanos responsáveis pelo RCEV em Yamoussoukro, Côte D’Ivoire em Fevereiro, onde a Organização Mundial da Saúde citou o SIS-ROH (Sistema de Informação para o Registo de Óbitos intra-hospitalares) em Moçambique, desenvolvido pela Jembi-Moasis, como exemplo de fortalecimento de sistemas de mortalidade e uso adequado de códigos CID-10 para países em desenvolvimento.
Maputo, Moçambique – Fevereiro de 2015 – O Director Executivo da Jembi, Prof. Chris Seebregts participou recentemente, participou na reunião do grupo de peritos da terceira conferência de Ministros Africanos responsáveis pelo RCEV em Yamoussoukro, Côte D’Ivoire, do dia 9 a 13 de Fevereiro de 2015. Organizada pela Comissão Económica para África da Organização das Nações Unidas, o Banco Africano de Desenvolvimento e a Comissão da União Africana, a reunião contou com a participação de estados-membros da UA, representantes de Departamentos de Registo Civil e Departamentos Nacionais de Estatísticas, bem como representantes de organizações regionais e internacionais, Agencias das Nações Unidas e organizações não-governamentais.
O lema da conferência foi, “Promovendo o uso do Registo Civil e Estatísticas Vitais (RCEV) para a Apoiar a boa Governação em África”, e o principal objectivo foi contextualizar o RCEV na área da governação e promover debates para sistemas de RCEV completos e eficientes que possam ajudar aos países Africanos a alcançar a boa governação e desenvolver RCEV em África.
Durante a conferência foram mencionados exemplos de boas implementações de sistemas de informação em certos países Africanos, e a Dra. Anneke Schmider, representante da Organização Mundial da Saúde, mencionou o SIS-ROH, desenvolvido pela Jembi-MOASIS, e o uso de códigos da CID-10 em Moçambique como exemplo de fortalecimento de sistemas de mortalidade. A equipe da Jembi –MOASIS juntamente com o Ministério da Saúde trabalharam incansavelmente no desenvolvimento e customização do SIS-ROH, também como na formação dos utilizadores e administradores em matéria de CID-10 e as componentes do sistema em hospitais ao longo do país.
O reconhecimento do SIS-ROH é um momento de orgulho para a equipe da Jembi-Moasis, após os seus esforços contínuos e contribuição para o fortalecimento de sistemas em Moçambique. Nos últimos 2 meses de 2014, o SIS-ROH foi instalado em 10 unidades sanitárias usando o micro-computador SIS-Compact Station, resultando num número total de 44 instalações ano nível nacional. Os implementadores da Jembi-MOASIS também formaram 85 clinicos e administradores do sistema, e acima de 400 funcionários do Sistema Nacional de Saúde em matéria de CID-10 ao nível do país.
“ A Jembi-MOASIS agradece o apoio financeiro do PEPFAR -CDC e da Organização Mundial da Saúde para a implementação do projeto SIS- ROH”
Saiba mais: Jembi | MOASIS | SIS-ROH | CRVS ou baixe o cartaz (the telescope).