A JEMBI/UEM-mOASIS Apoia a Participação de 13 Técnicos do SNS na Academia DHIS2 sobre Análise e Uso de Informação de Saúde

 

A JEMBI/UEM-mOASIS Apoia a Participação de 13 Técnicos do SNS na
Academia DHIS2 sobre Análise e Uso de Informação de Saúde

A JEMBI/UEM-mOASIS apoiou a participação de 13 técnicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a nível nacional e de 3 dos seus técnicos locais na Academia DHIS2 de Nível 1 realizada em Maputo. Os técnicos do SNS e da Jembi/UEM-mOASIS foram formados no uso da plataforma DHIS2 com enfoque na análise e uso de Informação de Saúde.


Técnicos do SNS e da Jembi/UEM-Moasis formados em DHSI2

Maputo, Moçambique – Agosto de 2018 – No âmbito da sua cooperação com o Ministério da Saúde com vista a fortalecer os sistemas de informação de saúde nacionais em Moçambique, a Jembi/UEM-mOASIS tem dedicado esforços e recursos na capacitação de quadros do Sistema Nacional de Saúde de modo a assegurar sustentabilidade do SIS, em relação ao processo de recolha, análise, gestão e uso de informação de saúde através do Sistema de Informação de Saúde para Monitoria e Avaliação (SIS-MA) baseado na plataforma DHIS2.

A academia DHIS2 de Nível 1 sobre análise e uso de informação de saúde ocorrida entre os dias 6 a 11 de Agosto foi uma oportunidade ímpar de formar técnicos do SNS sobre esta matéria. Participaram nesta academia, técnicos de todas as províncias do País e dos Órgãos Centrais exceptuando a Província de Niassa. A formação destes quadros, para além de dotá-los de habilidades técnicas em matérias de análise e uso de informação, permitiu em parte acompanhar a dinâmica da evolução tecnológica da plataforma do SISMA, assim como a partilha de experiência e principais problemas relacionados com o SIS no geral e SISMA em particular.

Os participantes foram unânimes em expressar sua satisfação com a formação e, nesta perspectiva, realçaram que as suas expectativas foram alcançadas ao ponto de sentirem-se capacitados para operacionalizar as lições aprendidas durante a academia. O DHIS2 é uma plataforma de sistema de informação de código aberto que permite a parametrização para a recolha, gestão e visualização de dados com diversos recursos, incluindo GIS, gráficos e tabelas dinâmicas.

“Este projecto foi possível graças a uma parceria entre Moçambique e o povo Americano através do
financiamento do PEPFAR – CDC”

No comments yet.

Leave a Reply