Os Desenvolvedores da JEMBI/UEM-MOASIS Participaram na Academia e Conferência DHIS2 na India

JEMBI-UEMMOASIS logo

Na passada semana, dois desenvolvedores seniores da JEMBI/UEM-Moasis, João Machiana e Paulo Matsinhe, participaram na Academia e Conferência DHIS2 em Shimla, Índia onde tiveram a oportunidade de aprender, trocar experiências e compartilhar informações com outros usuários da plataforma DHIS na região ÁsiaPacífico e outras partes do mundo. 

20160601_174519 (1)

Maputo, 10 de junho de 2016 – De 30 de Maio a 3 de Junho do ano em curso, dois desenvolvedores seniores da Jembi/UEM-Moasis em Moçambique estiveram profundamente envolvidos, juntamente com colegas da comunidade DHIS, na academia e conferência DHIS2 com o lema “Bazar de Casos de Uso” em Shimla na Índia. A academia cobriu a matéria seguinte: introdução à plataforma, incluindo algumas de suas características, especificações e demonstrações de usos da mesma em ambientes reais. A formação inclui também uma breve sessão sobre o tracker. Os facilitadores introduziram conceitos básicos aos participantes, tais como a criação de formulários através de demonstrações práticas.

Após a academia, foi realizada a conferência DHIS2 com o lema “Bazar de caso de uso” conferência foi realizada. O objetivo do “Bazar de caso de uso” foi: 1) apresentar aos participantes as diversas aplicações práticas do DHIS2; 2) apresentar aos participantes diversas abordagens seguidas para lidar ccom requisitos semelhantes; 3) Cultivar “comunidade de prática” em sistemas de informação que pode discutir e partilhar experiências; 4) fornecer uma plataforma para os usuários/desenvolvedores para compartilhar abordagens de adaptação do DHIS2 a requisitos específicos – e discutir os desafios, aprendizado e lições sobre como replicar esta abordagem. Os desenvolvedores da Jembi/UEM-Moasis demonstraram satisfação pela participação na conferência dada a oportunidade que tiveram de aprender diferentes usos da DHIS2 em vários ambientes. Além disso, eles compartilharam as contribuições da Jembi na área da interoperabilidade através da tecnologia de troca de informação de saúde (OpenHIM) e a sua experiência no desenvolvimento de DHIS2 para o novo sistema nacional de M & A em Moçambique, SIS-MA, implementado em 144 distritos em todo o país, bem como O sistema de mortalidade – SIS-ROH e OpenHIM como uma solução prática e segura para a interoperabilidade e troca de informação.

“Este projeto foi possível como resultado de uma parceria entre Moçambique e o povo americano através do PEPFAR – financiamento CDC”.

Mozambique-PEPFAR-logo--279x300

, , , , , ,

No comments yet.

Deixe uma resposta