MISAU, com o apoio da Jembi-Moasis, instala 6 SIS-Compact Stations em Maputo Cidade e Província durante a Implementação do SIS-MA

No âmbito da fase de implementação nacional do projecto SIS-MA (O Sistema Nacional de Monitoria e Avaliação), o MISAU com o apoio da Jembi-Moasis, instalou 6 Sistemas Kiosk para gestão de informação para saúde designados SIS-Compact Station, projecto inovador do Moasis (Projecto da UEM com enfoque no SIS). As SIS-Compact Stations foram instaladas em unidades sanitárias na Cidade de Maputo, e actualmente ao nível da Província de Maputo.

As últimas implementações do SIS-MA que ocorreram em 6 centros de saúde, incluindo: Centro de Saúde da Malhangalene – Distrito KaMpfumo, Centro de Saúde 1 de Junho – Distrito KaMavota, Centro de Saúde 1º de Maio, Distrito KaMaxakeni, Centro de Saúde da Catembe, Distrito Katembe (Cidade de Maputo), bem como SDSMAS Matola e o Centro de Saúde de Boane (Província de Maputo) foram acompanhadas por instalações da SIS-Compact com modems 3G para garantir uma conectividade dedicada ao SIS, evitar o uso inadequado do sistema e isolar o micro-computador de outros usos que podem dificultar o funcionamento adequado do sistema.

Sis

A SIS-Compact Station é um projecto inovador que consiste de um micro-computador (padrão comercial compatível e disponível no mercado moçambicano) totalmente incorporado como um quiosque (como sistemas bancários ATM) com um software que permite a função de uma lista predeterminada de aplicações permitidas pelo administrador. Os quatro princípios fundamentais da SIS-Compact Station são conectividade total com baixo custo e direcionado ao SIS, baixo risco de contaminação por vírus, inviolabilidade de software e hardware, baixo consumo de energia; baixo custo de produção e permite a manutenção local e produção em zonas com recursos limitados.  Desde os últimos dois anos até hoje, um total de 39 SIS-Compact Stations foram produzidas e implementadas no sistema nacional de Informação em Saúde e nenhum problema foi ainda detectado.

“O projecto SIS-MA foi tornado possível graças a uma parceria entre Moçambique e o povo americano através de financiamento PEPFAR – CDC.”

Mozambique PEPFAR logoCDC1