MOASIS/JEMBI PROMOVE OFICINA DE TRABALHO COM O MINISTÉRIO DO GÉNERO, CRIANÇA E ACÇÃO SOCIAL

Para análise e recolha de subsídios que permitam a finalização do relatório do “Levantamento Global do Sistema de Informação para Monitoria e Avaliação do Ministério do Género, Criança e Acção Social”, o MGCAS  e a Jembi/MOASIS estiveram reunidos em oficina de trabalho no passado dia 21 de Maio em Maputo.

Maputo, Moçambique – 5 Junho 2015 – No âmbito do projecto do consórcio Jembi-MOASIS e do plano de acção geral 2014-16, apoiado e financiado pela USAID, visando fortalecer o Sistema de Informação para Monitoria e Avaliação (SI-M&A) do Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS), teve lugar no dia 21 de Maio de 2015, na Sala de Conferências do Conselho Técnico do MGCAS uma oficina de trabalho que juntou quadros e técnicos das três entidades envolvidas no projecto.

A oficina de trabalho tinha como objectivo apresentar os resultados, concordar e adoptar recomendações do levantamento e, baseados nestas, traçar os passos a seguir para o fortalecimento do sistema de informação para monitoria e avaliação do Ministério.

MOASIS_MGCAS

Participaram no encontro quadros do MGCAS ocupando diversos cargos de chefia nas diferentes direcções nacionais do sector (Chefes de Departamento, Repartição e Secções) e quadros seniores do consórcio Jembi-MOASIS.  Co-presidiram o encontro o Director   de   Planificação e Cooperação (Dr. Francisco Alberto Pagule) e o Investigador Principal da MOASIS e Director do Registo Académico da UEM (Professor José Leopoldo Nhampossa).

O levantamento em referência, realizado nos meses de Novembro e Dezembro de 2014 tinha o intuito conhecer todos os aspectos do sistema existente, fornecer recomendações para o futuro e orientar de forma concreta o trabalho operacional para a melhoria do sistema de informação do MGCAS.

Durante os trabalhos, os participantes contribuíram com subsídios que completam os capítulos e temas específicos do levantamento que careciam de discussão e refinamento e adoptaram um Roteiro estratégico (Roadmap) de longo prazo a ser usado pelo MGCAS na coordenação de todas as intervenções no âmbito dos SI-M&A.  Essencialmente, foi sentimento geral dos participantes que é necessário e desejável melhorar o sistema de M&A com base na melhoria das ferramentas actualmente existentes.

Os participantes concluíram que se torna indispensável identificar actividades operacionais para o ano em curso e que podem ser realizadas de modo a acelerar o alcance de resultados em tempos breves. Para o efeito, os quadros do MGCAS irão submeter à Jembi-MOASIS no espaço de 10 dias subsídios/contribuições e comentários ao relatório ao mesmo tempo que serão criados – muito em breve – grupos de trabalho para tratarem se aspectos concretos e específicos identificados no Roteiro Estratégico e alinhados com o plano de trabalho geral MGCAS-MOASIS.

“Esta nota de imprensa é realizada através do apoio generoso do povo Americano através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O conteúdo da mesma é da responsabilidade da Jembi Health Systems NPC e não reflete necessariamente a posição da USAID ou o Governo dos Estados Unidos da America”

USAID  Mozambique PEPFAR logo

No comments yet.

Deixe uma resposta