O Secretário Permanente do Ministério da Saúde Visita o Escritório da Jembi/UEM-Moasis em Maputo

JEMBI-UEMMOASIS logo

O Secretário Permanente do Ministério da Saúde (MISAU), Dr. Zacarias Zindoga visitou o escritório da Jembi/UEM-Moasis em Maputo, acompanhado pelo Dr. Daniel Simone, Chefe do Departamento da Planificação e Economia Sanitária da Direcção de Planificação e Cooperação. O objectivo da visita de cortesia do Secretário Permanente foi conhecer os actuais projectos no âmbito dos Sistemas de Informação de Saúde (SIS) implementados com suporte técnico da Jembi/UEM-Moasis a nível nacional e reafirmar a cooperação com o Ministério da Saúde.

IMG_0145

Dr. Zacarias Zindoga, Dr. Daniel Simone e coordenadores da Jembi/UEM-Moasis

Maputo, Moçambique – Outubro de 2017 – Em resposta ao convite da Jembi/UEM-Moasis, no dia 20 de outubro, o Dr. Zacarias Zindoga e o Dr. Daniel Simone passaram parte da manhã de sexta-feira a discutir os sistemas nacionais de informação de saúde desenvolvidos e implementados em todo o país, e os mais de 1000 funcionários do sistema nacional de saúde formados com o apoio da Jembi/UEM-Moasis e financiamento da PEPFAR/CDC nos últimos 8 anos e seu impacto nas estatísticas nacionais de saúde, bem como na planificação a nível do sector.

IMG_0190

Dr. Zacarias Zindoga e a equipa da Jembi/UEM-Moasis

O Dr. Zindoga expressou os agradecimentos em nome do Ministério pelo trabalho da Jembi/UEM-Moasis como colega de longa data do MISAU na produção de informações confiáveis para a planificação e tomada de decisões com base em evidências no sector da saúde. O Secretário Permanente passou a mencionar que a equipe Jembi/UEM-Moasis, composta por 28 especialistas locais baseados em Maputo e em 6 províncias, não deve ser considerada parceira do MISAU, mas sim colegas, pois a sua contribuição especializada é sentida no Ministério e ambos partilham uma aspiração comum para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde em Moçambique. Foi neste contexto que instou a Jembi/UEM-Moasis a cultivar continuamente o espírito de colaboração e a identificar mais frentes apresentando propostas que possam carecer do apoio do MISAU. A Jembi /UEM-Moasis ficou satisfeita com a visita e assegurou ao Ministério que possui meios e capacidade técnica para apoiar o MISAU no trabalho em curso que visa a melhorar os sistemas nacionais de informação de saúde.

“Os projectos de apoio ao SIS foram tornados possíveis graças a uma parceria entre Moçambique e o povo americano através de financiamento PEPFAR – CDC.”

Mozambique-PEPFAR-logo--279x300

No comments yet.

Leave a Reply