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Sistema Eletrônico de Seguimento de Pacientes

Tempo de envolvimento da Jembi: 4 Anos (em curso)

Resumo

Sistema Eletrônico de Seguimento de Pacientes (EPTS) é o principal sistema PEPFAR usado para coletar dados sobre pacientes com HIV e gerir registros médicos em Unidades Sanitárias. É necessário um sistema que produza dados de qualidade para os relatórios do PEPFAR e para os sistemas de informação de gestão de saúde do Ministério da Saúde (MISAU).

A Jembi, como organização especializada e dedicada em serviços de saúde, lidera o processo de actualização, harmonização e centralização da plataforma OpenMRS EPTS em coordenação com o FGH, MISAU e outros Parceiros clínicos do PEPFAR sob coordenação e financiamento do CDC. Houve desafios na gestão das definições de relatório devido às diferentes versões do OpenMRS a serem usadas pelos parceiros clínicos, além de algumas diferenças nas bases de dados e nos dicionários de conceitos. Além disso, diferentes modelos de arquitetura estão sendo usados pelos parceiros para distribuir e gerenciar suas implementações EPTS e fluxo de dados, com alguns parceiros clínicos usando um modelo centralizado. Nesses modelos, cada clínica se conecta a um servidor de nível distrital ou provincial, em vez de cada estabelecimento administrar seu próprio conjunto de identificações de pacientes para ajudar a reduzir duplicação de registros de pacientes. Os parceiros restantes implementaram instâncias EPTS, OpenMRS, independentes em cada Clínica, o que apresenta o problema de actualizar manualmente a versão, a fusão de dados e gerir a redundância de dados em níveis mais altos. A Jembi e FGH vêm desenvolvendo planos de ação conjuntos para enfrentar todos esses desafios e garantir que a coleta e o relatório de todos os parceiros clínicos do PEPFAR sejam harmonizados, atualizados e os dados sejam produzidos através de uma prática certificada para garantir a qualidade do processo de elaboração de dados e minimizando erros.

Parceiros e Financiadores

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Províncias abrangidas

  • Maputo-Cidade
  • Maputo Provincia
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  • Inhambane
  • Manica
  • Sofala
  • Zambézia
  • Nampula
  • Cabo Delgado
  • Niassa
  • Tete

Principais Resultados

  • 1. Avaliação técnica da plataforma e arquitetura EPTS, workshops com as partes interessadas, requisitos gerais, e preparação de documentação;
    2. Plano de trabalho conjunto do EPTS definido e sistema de M&A em vigor;
  • 3. Reuniões regulares com o PEPFAR e o MISAU para coleta de requisitos e esclarecimentos;
  • 4. Alterações regulares nos indicadores do PEPFAR MER e nos relatórios do MS;
  • 5. Documentos necessários produzidos e actualizados para indicadores de Monitoria, Avaliação e Relatório (MER) do PEPFAR para HIV e TB: TX-PVLS, TX-NEW, TX-CURR, TX-TB, TB-PREV, TX-ML;
  • 6. Histórias de usuários para cada indicador e criação de tickets no JIRA;
  • 7. Atualização dos ambientes dos parceiros para a mesma versão do OpenMRS;
  • 8. Crição e gestão do Help Desk e o portal eSaude;
  • 9. Toda as versões trimestrais, semestrais e anuais do EPTS com todos os produtos e artefatos necessários (histórias de usuários, modelos, guias de instalação e manuais do usuário, pacotes de códigos-fonte, módulo de relatórios e scripts de atualização de banco de dados);
  • 10. Estratégia de teste aplicada, de acordo com as recomendações do CDC, comparando os resultados dos indicadores criados pela FGH com os criados pela Jembi (restauração da base de dados de amostra em um servidor de teste, restauração dos scripts de relatório da FGH, importação do módulo de relatório da Jembi, teste dos relatórios da FGH e da Jembi, comparação dos resultados, análise profunda dos resultados, apresentação de histórias e requisitos do usuário, relatórios de teste e correções do código antes do lançamento final.
  • 11. Apresentação da proposta de arquitetura centralizada aos parceiros clínicos nas reuniões de parceiros do PEPFAR HIS;
  • 12. Elaboração de um conjunto completo de manuais para usuários e administradores;
  • 13. Fornecimento de equipamentos e instalação nas US definidas e prioritárias para melhorar a eficiência da infraestrutura de TI, incluindo servidores no Ministério da Saúde e Províncias