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SESP-TR/ POC (Point of Care)

Tempo de envolvimento da Jembi: 3 anos

Resumo

Em 2017, Jembi foi incumbido pelo CDC e MISAU de apoiar o projeto POC dividido em duas componentes e atribuído a dois CoAgs diferentes: COMPONENTE a) desenvolvimento de software POC (responsabilidade não Jembi); COMPONENTE b) Infraestrutura POC completa e implantação em 52 unidades sanitárias (responsabilidade total da Jembi).

Em Outubro de 2018, o CDC atribuiu a Jembi o COMPONENTE a) desenvolvimento de software para o desenvolvimento completo e implementação do primeiro sistema EMR para pacientes com HIV em unidades de saúde em Moçambique. Baptizado pelo MISAU de SESP-TR (Sistema de Cadastro Eletrônico de Pacientes em Tempo Real) ou SESP-POC, foi totalmente reformulado e desenvolvido pela Jembi em coordenação com o MISAU em oito meses disponibilizando módulos para cadastro, acompanhamento, rastreamento e real informações de saúde em tempo real para pacientes com HIV atendidos no Sistema Nacional de Saúde, incluindo funcionalidades de farmácia e laboratório. É um sistema de registro médico eletrônico totalmente compatível com base no OpenMRS Bahmni e construído em um processo de engenharia robusto, totalmente documentado, certificado e aprovado pelo MISAU e CDC. O sistema SESP-TR em todas as suas partes (plataforma de software, infraestrutura, equipamentos, logística, documentação e procedimentos) foi concluído e testado durante quatro meses em duas grandes HFs. Cada implementação do SESP-TR possui mais de 30 elementos, incluindo estações de trabalho, servidores, segurança, sistemas de backup e recuperação, fonte de energia solar, nova certificação elétrica e todos os elementos possíveis de melhores práticas, incluindo projetos, fluxos de trabalho, manuais e ferramentas de gerenciamento de mudanças. O sistema demonstra eficiência além das operações baseadas em papel existentes, reduziu significativamente o tempo de espera dos pacientes e a capacidade de substituir totalmente os sistemas de informação legados. Durante a implementação piloto, o sistema provou melhorar significativamente o fluxo de trabalho do paciente da unidade de saúde e suas eficiências operacionais devido à automação total dos processos e sua capacidade de gerenciar o suporte à decisão em tempo real entre diferentes pontos de atendimento, incluindo registro, consultas, serviços clínicos de HIV, laboratório e farmácia.

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Principais Resultados

DESENVOLVIMENTO
• Levantamento de requisitos para todos os módulos
• Workshops de revisão e validação de requisitos com usuários finais
• Aprovação do documento de requisitos pelo Grupo de Trabalho Técnico
• Desenvolvimento dos módulos (cinco pacotes)
• Teste de aceitação do usuário (UAT) na unidade sanitária piloto
• Compilação da lista de solicitações de alteração com base nos resultados do UAT
• Elaboração de documentos de especificações técnicas e de usuário (incluindo wireframes, dicionário de dados)
• Elaboração de manuais de utilizador
• Desenvolvimento de lista priorizada de mudanças e resolução de bugs
• Liberação do sistema por pacote
• Aprovação do pacote do sistema lançado e versão final da documentação

PREPARAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO
• Formalização da implementação do POC pelo MISAU
• Acordo sobre plano de trabalho de implementação conjunta e termo de abertura do projeto com o Comitê Director
• Levantamento de requisitos e especificações: arquitetura de hardware, infraestrutura e equipamentos, tecnologia, laboratório de testes.
• Planos: Plano de Gestão de Mudanças, Plano de Segurança Física e Desastres, plano de Avaliação de Prontidão, plano de Instalação e plano de treinamento.
• Compras e aquisições: hardware e equipamentos, materiais de instalação, infraestrutura de TI, veículos, tendas, caravanas.
• Avaliação de prontidão rápida e abrangente em 52 US (incluindo fluxo de trabalho)

IMPLEMENTAÇÃO PILOTO
• Compra de todos os equipamentos e organização da logística para a instalação
• Instalação de infraestrutura física, elétrica e de rede em 14 unidades sanitárias.
• Implantação do sistema em duas grandes USs Piloto, treinamento completo e documentação técnica desenvolvida Instalação de POC elétrica e infraestrutura de TIC nas unidades sanitárias
• Preparação de todos os materiais de treinamento para usuários e administradores e treinamento de instrutores e treinamento no local de trabalho durante a implementação
• Implantação da versão completa do software POC (Instalação e treinamento)
• M&A e assistência pós-implementação
• Reuniões semanais com o Grupo técnico de Trabalho
• Reuniões mensais do Comitê Directivo
• Visitas trimestrais de suporte e supervisão de manutenção de sistema de rotina (incluindo controle de qualidade de dados)
• Suporte de helpdesk técnico para bugs de software e problemas técnicos