Seg - Sex, 08 AM - 04 PM info@moasis.org

Projectos

0 +
Projectos Desenvolvidos
0 +
Projectos em Curso
0 +
Concluidos
  • Todos Projectos
  • Saúde
  • Educação
  • Formação
  • Género
  • Interoperabilidade
  • Outros

Moçambique foi o palco da primeira edição da Academia OpenMRS que iniciou com o curso de de nível 1 designado “Fundamentos do OpenMRS”.

O OpenMRS é o sistema de prontuário médico de código aberto mais difundido e usado em centros de saúde públicos e hospitais em locais de poucos recursos em todo o mundo, com mais de 4.000 instalações e está presente em Moçambique desde 2008, cobrindo actualmente 44% das unidades de sanitárias do Sistema Nacional de Saúde.

Este projecto tem como objectivos permitir o intercâmbio de dados, informação e conhecimento entre o e-SiRCEV e o SIS-COVE, de forma a garantir serviços eficientes e eficazes oferecidos pelas instituições governamentais aos cidadãos moçambicanos,

Rede Aficana ONE HEALTH e ERFAN Para Ciência Veterinária​. Em seus esforços para apoiar as iniciativas One Health na África, que visam expandir colaborações interdisciplinares em cuidados de saúde para humanos e animais, Jembi Health Systems assinou um MdE com o Istituto Zooprofilattico Sperimentale dell’abruzzo e del Molise (IZSAM)

O MICD-10 é um projeto inovador liderado pela equipa Jembi que visa desenvolver uma aplicação simples para telemóveis de baixo custo para consulta rápida da base de dados ICD-10. O uso da codificação CID-10 para classificar doenças dentro da mortalidade e morbidade em Moçambique começou em 2006.

O primeiro Sistema Nacional de Registo de Óbitos de Moçambique foi concebido, desenvolvido e implementado a nível nacional com o apoio técnico da Jembi Moçambique seguindo as prioridades e planos estratégicos do Ministério da Saúde e as orientações da ICD-10 da OMS.

Sistema de Informação de Saúde de Moçambique para Monitoria e Avaliação (SIS-MA) foi desenvolvido inicialmente pela Jembi em 2014-2016, sob coordenação e financiamento do MISAU e CDC. Foi entregue ao MISAU em 2017 para posse e total gestão. Tem como objetivo principal apoiar a coleta, análise, interpretação e disseminação contínua e sistemática de dados em saúde.

SIS-H consiste de Implementação de um Sistema de Informação Hospitalar (Sistema de agregação dos dados de internação), e o objectivo do projecto é desenvolver e implementar um sistema de agregação de dados sobre internações hospitalares.

O principal objectivo é de executar qualquer manutenção de emergência e correcções, incluindo integração automatizada de algumas fichas resultantes da revisão em curso do Sistema de Informação para Saúde

Depois de uma licitação bem-sucedida, Jembi foi atribuido com o proejcto da UNICEF de apoio ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e a Parceria Global para a Educação (GPE), para responder à pandemia de COVID-19 e acelerar o processo de recuperação causado pelos danos dos ciclones Idai e Kenneth estabelecendo uma infraestrutura e tecnologia para um sistema de monitoramento em tempo real.

Hospital Central de Maputo está a trabalhar com a equipe do Moasis no desenvolvimento de um software para a gestão do sistema de alimentação para os pacientes do hospital. Os projetos SAND visam manter um banco de dados atualizado de refeições dentro do Hospital Central de Maputo, e também criar e atualizar os menus de alimentos semanais do hospital.

Sistema de Informação de Saúde de Moçambique para Monitoria e Avaliação (SIS-MA) foi desenvolvido inicialmente pela Jembi em 2014-2016, sob coordenação e financiamento do MISAU e CDC. Foi entregue ao MISAU em 2017 para posse e total gestão. Tem como objetivo principal apoiar a coleta, análise, interpretação e disseminação contínua e sistemática de dados em saúde

A Jembi está a colaborar com a Palladium em Moçambique no âmbito do projecto Data.FI (Data for Implementation) para desenvolver e implementar um painel dinâmico para o Programa de HIV do Ministério da Saúde.

Após uma licitação bem-sucedida, a Jembi recebeu o projecto da UNICEF para apoiar o governo de Moçambique em todos os sectores em um estudo de viabilidade para o estabelecimento de um sistema informatizado integrado para a gestão do Cadastro Nacional de Protecção à Criança e para apoiar o desenvolvimento de termos de referência para a melhor solução tecnológica.

A Jembi tem prestado assistência técnica directa ao Ministério da Saúde através de técnicos destacados para o Departamento de Informação de Saúde (DIS), apoiando todas as necessidades nacionais de desenvolvimento de SIS,

Programme Management and Perfomance Monitoring Tempo de envolvimento da Jembi: 4 anos (em curso) Resumo A gestão do programa e monitoria de desempenho é feita pela equipe de Monitoria e Avaliação da Jembi, que é responsável pela rotina de monitoria de desempenho, gestão de conhecimento e divulgação de informações relevantes em conformidade com as políticas […]

Sistema de Registro Civil e Estatísticas Vitais Tempo de envolvimento: 11 anos Resumo Jembi apoia inciativas nacionais de CRVS  por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Estatísticas Vitais (GTIEV) e o Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (MJCR) e fornece suporte técnico na interoperabilidade entre eCRVS (SiRCEV) e Dados Hospitalares Módulo de Gestão […]

Jembi tem uma parceria com a Cardno em Moçambique para apoiar um ginecologista Master Trainer para capacitação em cancro no colo do útero em Moçambique.

Em 2017, Jembi foi incumbido pelo CDC e MISAU de apoiar o projeto POC dividido em duas componentes e atribuído a dois CoAgs diferentes: COMPONENTE a) desenvolvimento de software POC (responsabilidade não Jembi); COMPONENTE b) Infraestrutura POC completa e implantação em 52 unidades sanitárias (responsabilidade total da Jembi).

A Jembi é responsável por apoiar a padronização, aquisição, instalação, implementação, manutenção e armazenamento das infraestruturas e equipamentos do PEPFAR utilizados para sistemas de informação de saúde em Moçambique.

Em 2011, a Jembi introduziu, em Moçambique, o conceito de arquitetura e, posteriormente, de interoperabilidade como ferramentas fundamentais para harmonizar e melhor utilizar os sistemas existentes. Nos anos seguintes, a Jembi desenvolveu, na África, muitos projetos bem-sucedidos baseados no OPEN HEALTH INFORMATION EXCHANGE (OpenHIE).

Projecto que visa elevar a qualidade dos serviços de educação pré-escolar inclusiva melhorando a formação profissional dos operadores de infância em Moçambique e fortalecendo o sistema de informação inovador do Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS).

O SIS-CS é um projeto MOASIS inovador, composto por um microcomputador de tela sensível ao toque, alimentado por software de código aberto, permitindo a funcionalidade de uma lista predeterminada de aplicativos autorizados pelo administrador.

Desenvolvedor Sénior – Projecto TAP Localização: Moçambique – Maputo Duração: 6 meses Prazo: 30  de  Abril de  2021 Posição Desenvolvedor Sénior no âmbito do Projecto TAP para o Programa de Assistência Técnica do CDC “Central Initiative” Período Probatório: 15 dias Introdução e objectivo geral A Jembi está actualmente a trabalhar em projectos de saúde digital em […]

Desde outubro de 2020, Jembi tem a tarefa de apoiar o desenvolvimento, atualização e revisão de documentação técnica e manuais relacionados aos sistemas HIS apoiados pelo PEPFAR

Sistema Eletrônico de Seguimento de Pacientes Tempo de envolvimento da Jembi: 4 Anos (em curso) Resumo Sistema Eletrônico de Seguimento de Pacientes (EPTS) é o principal sistema PEPFAR usado para coletar dados sobre pacientes com HIV e gerir registros médicos em Unidades Sanitárias. É necessário um sistema que produza dados de qualidade para os relatórios […]

Através dos seus técnicos informáticos destacados para as Direcções Provinciais de Saúde (DPS) de 6 províncias de Moçambique, a Jembi prestou apoio ao MISAU na manutenção e utilização do hardware e software do SIS bem como no reporte de estatísticas de saúde nas províncias e distritos.