Resposta da Jembi ao COVID-19

A Jembi Health System é uma organização dedicada à saúde, e assim sendo deve dar continuidade na medida do possível aos seus serviços essenciais em qualquer situação, preservando a saúde dos pacientes e dos trabalhadores.

Como resposta a crise, a Jembi tomou medidas necessárias para o bem-estar de todos os funcionários da organização e do público em geral, fornecendo apoio prático ao Ministério da Saúde (MISAU) e ao Instituto Nacional de Saúde (INS) em esforços destinados a combater os efeitos adversos do COVID-19 em todo o país. E criando uma Unidade de Gestão da Crise com o objectivo de coordenar a continuidade das actividades da Jembi e assegurar a capacidade da organização fornecer os seus serviços aos seus parceiros de cooperação em Moçambique durante a propagação do COVID-19 a nível do país.

Acção de Apoio da Jembi/UEM-MOASIS ao MISAU no âmbito do Combate à COVID-19

Com o compromisso de servir o Ministério da Saúde e o sistema nacional de saúde, a Jembi Moçambique é considerada uma organização essencial e permanecerá ativa durante a emergência do COVID-19, para apoiar o MISAU a funcionar para lidar com a crise.

ÚLTIMOS DESENVOLVIMENTOS:

1) Realizado: Estudo rápido das iniciativas em curso em outros países para analisar a viabilidade e riscos de adopção de tais medidas para Moçambique;

2) Em curso: oferta de apoio logístico imediato ao MISAU e ao INS para reforçar as acções de emergência;

3) Apoio ao MISAU na impressão de 4000 cartazes de prevenção sobre como lavar as mãos, transmissão do coronavírus e como usar a máscara adequadamente. 

Unidade de Gestão da Crise

Para garantir a implementação, monitoria e avaliação do cumprimento do plano de gestão da crise, a Direcção da Jembi Moçambique estabelece a Unidade de Gestão da Crise com o seguinte mandato:

  1. Realizar pesquisas diárias sobre o Covid-19 baseadas em factos verificados e dados fiáveis para apoiar o processe do tomada de decisões por parte da Direcção sobre medidas a serem tomadas pela Direcção para o bem-estar de todos os funcionários da Jembi Moçambique;
  2. Transmitir informações relevantes sobre o Covid-19 em tempos úteis;
  3. Assegurar a implementação  e monitoria  permanente das decisões tomadas pelas entidades reconhecidas e especializadas;
  4. Introduzir mudanças  estruturais e operacionais na forma de proceder em função da dinâmica e evolução dos casos;
  5. Providenciar informações aos coordenadores de projectos para a operacionalização das decisões tomadas nas suas respectivas áreas de intervenção e para a eventual definição de planos de contigência e planos de trabalho para as suas equipas em casos de emergência.

Meios de Comunicação
Todas as questões e preocupações sobre o COVID-19 na Jembi Moçambique deverão ser comunicadas através do contacto seguinte: jembimozcovid19@jembi.org

Medidas Preventivas Obrigatórias

A Unidade de Gestão da Crise recolheu todas as informações possíveis vindo de fontes credíveis e oficiais para apoiar os processos de tomada de decisão por parte da Direcção. Consequentemente, a Direcção da Jembi Moçambique comunicou as  seguintes instruções de caráter obrigatório a serem cumpridas por todos os funcionários para prevenir a propagação do COVID-19:

  1. Todos os funcionários que apresentam sintomas similares aos do COVID-19 (febres, gripe, tosse seca, problemas respiratórios, etc.) devem reportar o caso imediatamente ao email: jembimozcovid19@jembi.org para a devida autorização de trabalho remoto ou licença por doença;
  2. Foi reduzido o número de colaboradores a trabalharem presencialmente considerando factores como vulnerabilidade aos efeitos do COVID-19 e viabilidade de trabalho remoto;
  3. Para o ponto acima, foram privilegiados os funcionários da Jembi com idade superior a 65 anos, doentes, portadores de doenças crônicas e respiratórias e outras doenças com alta susceptibilidade aos efeitos do COVID-19;
  4. Os funcionários da Jembi Moçambique de nacionalidade estrangeira deverão evitar realizar actividades no terreno por forma a minimizar a estigmatização e situações de desconforto;
  5. O escritório irá abrir oficialmente as 8:00 horas;