A Jembi Health System é uma organização dedicada à saúde, e assim sendo deve dar continuidade na medida do possível aos seus serviços essenciais em qualquer situação, preservando a saúde dos pacientes e dos trabalhadores.
Como resposta a crise, a Jembi tomou medidas necessárias para o bem-estar de todos os funcionários da organização e do público em geral, fornecendo apoio prático ao Ministério da Saúde (MISAU) e ao Instituto Nacional de Saúde (INS) em esforços destinados a combater os efeitos adversos do COVID-19 em todo o país. E criando uma Unidade de Gestão da Crise com o objectivo de coordenar a continuidade das actividades da Jembi e assegurar a capacidade da organização fornecer os seus serviços aos seus parceiros de cooperação em Moçambique durante a propagação do COVID-19 a nível do país.
Acção de Apoio da Jembi/UEM-MOASIS ao MISAU no âmbito do Combate à COVID-19
Com o compromisso de servir o Ministério da Saúde e o sistema nacional de saúde, a Jembi Moçambique é considerada uma organização essencial e permanecerá ativa durante a emergência do COVID-19, para apoiar o MISAU a funcionar para lidar com a crise.
ÚLTIMOS DESENVOLVIMENTOS:
- Estudo rápido das iniciativas em curso em outros países para analisar a viabilidade e riscos de adopção de tais medidas para Moçambique;
- Fornecimento de 5 viaturas e motoristas à Direcção Provincial de Saúde de Maputo e Instituto Nacional de Saúde para profissionais de saúde do COVID-19, amostras de teste e inquéritos;
- Doação de 4.000 panfletos informativos ao Ministério da Saúde para conscientizar as comunidades rurais;
- Mobilização de recursos através da elaboração de uma nota conceitual submetida a 3 doadores para projectos tecnológicos no âmbito da COVID-19;
- Avaliação do aplicativo da COVID-19 desenvolvido pelo técnico do DTIC;
- Disponibilização de equipamento informático para o teletrabalho.
- Desenvolvimento do aplicativo móvel COVID-19 para o Ministério da Saúde;
- Instalação de rede wi-fi instalada no hospital de referência do COVID-19 em Maputo, Estabelecimento de Saúde da Polana Caniço;
- Disponibilização do pessoal da Jembi para apoiar as atividades do MISAU durante o estado de emergência;
- Apoio as reuniões do COVID-19 a nível provincial;
- Apoiar a coleta de dados estatísticos de vacinação durante o programa nacional de vacinação COVID-19;
- 31 funcionários Jembi Moçambique beneficiaram da primeira fase do Programa Nacional de Vacinação contra a COVID-19.
Unidade de Gestão da Crise
Para garantir a implementação, monitoria e avaliação do cumprimento do plano de gestão da crise, a Direcção da Jembi Moçambique estabelece a Unidade de Gestão da Crise com o seguinte mandato:
- Realizar pesquisas diárias sobre o Covid-19 baseadas em factos verificados e dados fiáveis para apoiar o processe do tomada de decisões por parte da Direcção sobre medidas a serem tomadas pela Direcção para o bem-estar de todos os funcionários da Jembi Moçambique;
- Transmitir informações relevantes sobre o Covid-19 em tempos úteis;
- Assegurar a implementação e monitoria permanente das decisões tomadas pelas entidades reconhecidas e especializadas;
- Introduzir mudanças estruturais e operacionais na forma de proceder em função da dinâmica e evolução dos casos;
- Providenciar informações aos coordenadores de projectos para a operacionalização das decisões tomadas nas suas respectivas áreas de intervenção e para a eventual definição de planos de contigência e planos de trabalho para as suas equipas em casos de emergência.
Meios de Comunicação
Todas as questões e preocupações sobre o COVID-19 na Jembi Moçambique deverão ser comunicadas através do contacto seguinte: jembimozcovid19@jembi.org
Medidas Preventivas Obrigatórias
A Unidade de Gestão da Crise recolheu todas as informações possíveis vindo de fontes credíveis e oficiais para apoiar os processos de tomada de decisão por parte da Direcção. Consequentemente, a Direcção da Jembi Moçambique comunicou as seguintes instruções de caráter obrigatório a serem cumpridas por todos os funcionários para prevenir a propagação do COVID-19:
- Todos os funcionários que apresentam sintomas similares aos do COVID-19 (febres, gripe, tosse seca, problemas respiratórios, etc.) devem reportar o caso imediatamente ao email: jembimozcovid19@jembi.org para a devida autorização de trabalho remoto ou licença por doença;
- Foi reduzido o número de colaboradores a trabalharem presencialmente considerando factores como vulnerabilidade aos efeitos do COVID-19 e viabilidade de trabalho remoto;
- Para o ponto acima, foram privilegiados os funcionários da Jembi com idade superior a 65 anos, doentes, portadores de doenças crônicas e respiratórias e outras doenças com alta susceptibilidade aos efeitos do COVID-19;
- Os funcionários da Jembi Moçambique de nacionalidade estrangeira deverão evitar realizar actividades no terreno por forma a minimizar a estigmatização e situações de desconforto;
- O escritório irá abrir oficialmente as 8:00 horas;