Sector da Acção Social lança oficialmente Projecto EducaMoz na Província de Sofala

Sector da Acção Social lança oficialmente Projecto EducaMoz na Província de Sofala

A Jembi Health Systems participou no lançamento do Projecto EducaMoz, que visa apoiar o Ministério de Género, Criança e Acção Social (MGCAS) a garantir uma educação pré-escolar de qualidade inclusiva para crianças em Moçambique através da melhoria dos programas de educação e fortalecimento do sistema nacional de monitoria avaliação, SI-M&A. O lançamento ocorreu na cidade da Beira, província de Sofala, e o programa incluiu reuniões oficiais, visitas a institutos comunitários de aprendizagem e eventos culturais festivos. A Jembi juntou-se a ONG Terre Des Hommes Italia e o MGCAS para implementar o projecto EducaMoz em Sofala.


Actividades da comunidade durante o lançamento do Projecto EducaMoz

Maputo, Setembro de 2018 – O projecto EducaMoz, que visa elevar a qualidade dos serviços de educação pré-escolar inclusivos foi lançado oficialmente na cidade da Beira nos dias 12 e 13 de Setembro. O lançamento foi realizado no Centro-Infantil Comunitário Oasis na comunidade de Nghupa e contou com a presença da Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social de Sofala (DPGCAS), representantes do nível central do MGCAS, do Conselho Municipal da Beira, da Universidade Pedagógica, o Instituto Mwana, o Grupo Técnico de Protecção Social de Sofala Sumburrero, a Terre Des Hommes e a Jembi Health Systems, representada pela coordenadora do projecto, Marina Chichava.

O programa oficial do lançamento incluiu apresentações das instituições acima mencionadas, visitas aos centros infantis comunitários onde os participantes foram apresentados a vários cursos e sessões de treinamento envolvendo mães e crianças. Os participantes foram entretidos por crianças que apresentaram danças locais e recitaram as proclamações dos direitos das crianças, incluindo direitos à saúde, direitos à educação, direitos à alimentação e protecção.

A Jembi aproveitou a oportunidade para apresentar seu técnico informático, Azerlino Guambe, afecto a província de Sofala que prestará apoio técnico a Direcção Provincial do Género Criança e Acção Social e também actualizou os participantes sobre o estado do sistema nacional de M&A para do sector (SI-M&A) e futuras perspectivas, juntamente com representantes do nível central do MGCAS. Embora os desafios permaneçam, os participantes elogiaram o trabalho realizado pelo MGCAS com o apoio da Jembi para melhorar a recolha de dados e incentivaram o Ministério a trabalhar em prol de dados de melhor qualidade.

O Projecto EducaMoz centra-se na educação e protecção infantil e proporciona a Jembi uma oportunidade única para continuar a apoiar a tomada de decisões e intervenções baseadas em evidências através do fortalecimento do SI-M&A. EducaMoz visa especificamente a elevar a qualidade dos serviços de educação pré-escolar, melhorando a formação profissional dos operadores de educação pré-escolar, fortalecendo e expandindo o sistema inovador de informação de M&A desenvolvido pela Jembi para a monitoria do governo, particularmente na província de Sofala

No comments yet.

Leave a Reply